Polana Cimento

POLANA CIMENTO

O Bairro Polana Cimento encontra-se na cidade urbana, o centro urbano, distrito Urbano número 1, “Ka Pfhumo” e está dividido em dois bairros: Polana Cimento A, com os limites a este – Oceano Indico, a Sul – a Ponta Vermelha, ao Norte – a avenida Mao Tse Tung e a Oeste a Avenida Salvador Allende. Polana Cimento – B, com os limites a Este – Salvador Allende, Oeste Avenida Amílcar Cabral, a Sul – Avenida Patrice Lumumba e a Norte – Avenida Mao Tse Tung.

As duas Polanas estão organizadas numa planta ortogonal nítida, de avenidas e ruas amplas, com edifícios de diversos pisos, um contraste com a sua génese, outrora bairro de vivendas, comércio especializado, e variados serviços e infra – estruturais sociais.

Dentre as diversas infraestruturas socias no bairro da Polana Cimento A, destacam-se, o Palácio da Ponta Vermelha (residência oficial do Presidente da República), o Hospital Central a (maior unidade sanitária de Moçambique), a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, a Faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane, o Museu de História Natural, o Museu Nacional de Geologia, O Ministério da Educação, o Ministério da Justiça, dos Combatentes, da Defesa, Jardim dos Namorados, o Hotel Avenida, Hotel Polana, o Instituto de Camões, a Casa das Artes, Polana Shopping Center, para além de uma rede de restaurantes nacionais e internacionais.

Enquanto isso, o bairro Polana Cimento B, apresenta também um conjunto de infraestruturas, como é o caso do Palácio do Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, a Escola Superior de Jornalismo, o Shopping 24, A Comissão Nacional de Eleições, para além de outras infraestruturas sociais.

Nos últimos tempos, nos dois bairros Polana Cimento A e B, estão a surgir dezenas de edifícios (Propriedade Horizontal), de pisos até 20 andares, o que lhe dá um contraste com a sua génese, outrora conhecido como a zona das vivendas e edifícios até 3 andares.

Concomitamente, a calma e tranquilidade continua a reinar na Polana, o que faz deste bairro, um dos locais mais apreciáveis para se viver na cidade de Maputo.

Sob ponto de vista de avaliação imobiliária, o bairro Polana A e B são avaliados separadamente. Estudos feitos pela Prime-Yield revelam que o valor médio de cada unidade de habitação Polana Cimento A é de 2700 USD/m² (VENDA) sendo que a área media é de 179 m² para apartamentos no bairro Polana. Baseando-se nesses dados, a Moz Discounted Houses efectuou um estudo que revelou que a média de arrendamento neste bairro é aproximadamente 14 USD/m². Note que estes primeiros resultados são maioritariamente baseados em construções recentes.

A Moz Discounted Houses tem realizados estudos sobre os valores médios de venda e arrendamento em construções antigas tendo apresentado os seguintes resultados no bairro polana:

Polana Cimento A: Área média 150 m²; Preço médio de venda 1100 USD/m²; Preço médio de arrendamento 7.7 USD/m² (0.7% sobre o valor da venda).

Plana Cimento B: Área média 150 m²; Preço médio de venda 1100 USD/m²; Preço médio de arrendamento 5.5 USD/m² (0.5% sobre o valor da venda).

Note que os dados apresentados acima são refentes a média e são suscetíveis a variação principalmente em construções antigas devido a diversos factores que influenciam no valor do imóvel. Alguns dos principais factores são:

– Condições da casa (Acabamentos, condições da estrutura etc.);

– Localização e Condições do edifício;

– Piso e presença de ou não de elevador;

– Segurança da zona e do edifício; e

– Estacionamento.

Para uma avaliação completa e detalhada contacte um profissional. A Moz Discounted Houses oferece avaliação grátis!!

GRATOS PELA ATENÇÃO, VOLTAMOS BREVEMENTE COM INFORMAÇÕES SOBRE OS DEMAIS BAIRROS, FIQUE ATENTO!!!

Texto Por: JOÃO CHICOTE – MOZ DISCOUNTED HOUSES