Guião para uma transação imobiliária rápida e segura, ATT: Proprietários / Senhorios PT

Deseja Arrendar ou vender o seu imóvel com urgência?

Quer encontrar o melhor cliente e obter o melhor preço pelo mesmo?

Siga os passos à seguir que o sucesso de sua transação será inevitável.

O sucesso da Venda ou arrendamento de um imóvel depende maioritariamente de 3 factores a citar:

O Preço certo;

Marketing adequado para o público-alvo; e

Habilidade de Negociação.

A ausência de um destes factores leva a uma transação morosa e desgastante ou mesmo a não concretização da mesma.

Anote as dicas abaixo e concretize sua venda ou arrendamento com sucesso.

FACTOR PREÇO

Proprietários ou Senhorios ou até mesmo alguns agentes pouco Profissionais no mercado imobiliário tendem a assumir que a precificação de um imóvel é uma mera questão de comparação com imóveis semelhantes – o que em parte é verdade. Entretanto, cada imóvel tem suas particularidades que podem o favorecer ou desvalorizar em relação aos demais situados na mesma área, carecendo de uma atenção minuciosa e exclusiva sempre que estes estão prestes a entrar no mercado. Sendo este um mercado dinâmico, falhamos muitas das vezes em considerar muitos outros factores sazonais que levam a variações constantes no preço de venda e arrendamento de imóveis. A ignorância destes aspectos pode levar a um processo moroso de venda ou arrendamento (caso o preço esteja acima do aceitável no mercado) ou mesmo ao prejuízo do Proprietário ou Senhorio (caso o preço esteja muito abaixo do valor real do imóvel).

Assim sendo, o primeiro aspecto a se ter em conta para a execução de uma transação bem-sucedida é a Avaliação Imobiliária.

A avaliação imobiliária leva em conta os aspectos inerentes ao imóvel e suas particularidades assim como os aspectos inerentes ao mercado imobiliário no período em que se pretende efectivar a transação, sendo portanto uma chave indispensável para o processo de Venda ou Arrendamento.

MARKETING / PROMOÇÃO

Tendo o imóvel sido avaliado e achado o preço adequado para o mercado no dado momento é importante que este tenha a exposição certa para os potenciais clientes.

Muitos imoveis não recebem a devida atenção no que tange ao marketing, levando igualmente a uma transação morosa ou a não concretização da mesma.

Por natureza, alguns imóveis são mais complexos de se transacionar que os demais e merecem uma atenção especializada. A título de exemplo, imóveis para arrendar são menos complexos de transacionar que imóveis a venda, e imóveis de luxo são mais complexo de transacionar que os demais.

Assim sendo, uma atenção especial deve ser dada a cada imóvel com vista a (1˚) estudar o potencial público-alvo para o imóvel e (2˚) planear uma estratégia de alcance de tal público.

Este é um trabalho que deve ser feito por uma equipe profissional que saiba fazer a criação de imagem de marketing e a promoção adequada sob o risco de, ou o imóvel não ter a exposição necessária ao público-alvo ou ter uma exposição prejudicial diminuindo o valor do mesmo no mercado.

Alguns proprietários ou senhorios optam por divulgar o imóvel com o maior número de Agentes ou Empresas Imobiliárias como forma de obter maior alcance e assim fechar o negócio rapidamente. Atenção! Dependendo da classe do imóvel e do objectivo final este método nem sempre é benéfico, sob o risco de se ter o mesmo imóvel sendo divulgado com informações contraditórias tirando assim a credibilidade do mesmo e consequentemente diminuindo o seu valor.

Tendo o imóvel o preço adequado e feito o Marketing para o público certo, teremos de certeza, no mais breve período de tempo possível, um potencial cliente e estaremos prontos para pôr em prática o 3˚ e último aspecto;

NEGOCIAÇÃO

A habilidade de negociar é um dos aspectos chaves nas transações imobiliárias e muitas das vezes o principal decisor entre um – Negócio Fechado ou Não, não foi desta!

O processo de venda ou arrendamento é por si um processo desgastante e que pode elevar os níveis de stress tanto do Proprietário ou senhorio quanto do potencial cliente. Portanto é importante que ambas partes tenham excelente habilidades de negociação ou sejam intermediados por um profissional capacitado.

Nesta fase, com o negócio mais próximo de um desfecho, os ânimos estarão certamente elevados o que pode levar a uma tomada de decisão precipitada por parte do proprietário levando a um negócio pouco rentável ou contrariamente passar uma mensagem de falta de intenção em fechar negócio desperdiçando assim um potencial cliente e uma oportunidade de selar o Negócio.

Nesta fase, há igualmente uma tendência de cada uma das partes de ”puxar” o negócio em seu maior benefício o que pode muitas das vezes ser confundido por arrogância ou falta de flexibilidade. Portanto, um mediador profissional joga muitas das vezes um papel importante nesta fase trazendo a consciência as duas partes e ajudando na obtenção de um meio-termo justo para as partes negociantes.

Seguindo os passos acima, terá certamente o negócio fechado de forma rápida, segura e rentável.

Procure ajuda de um profissional imobiliário capacitado sempre que necessário para apoiar-lhe nos aspectos técnicos da transação com vista a um processo seguro e harmonioso!

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